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ARTIGO

Efetivação da gestão democrático-participativa nas instituições de ensino

Os estudos no campo da gestão educacional indicam que a gestão popular e democrática é a mais proveitosa e benéfica. Sendo assim, este estudo propõe esclarecer os caminhos possíveis para efetivação da gestão democrático-participativa nas instituições de ensino.

Empresas

É preciso entender que as instituições educacionais (escola e universidade) se diferem das empresas comerciais, uma vez que não fabricam nem criam produtos mercadológicos. Uma empresa produzirá algum produto e/ou ofício ocupacional específico, por outro lado, às instituições educativas pretendem produzir e socializar conhecimentos, e o ser humano se apresenta como a essência no processo. Portanto, a avaliação visa objetivos de difícil mensuração e identificação, e os envolvidos (docentes e discentes) são atuantes na ação da obtenção do conhecimento.
Recomenda-se que a gestão que se pretenda democrática observe e atente aos “Indicadores de Qualidade na Educação” (Disponível em: www.mec.gov.br). Dirigir uma instituição educativa não significa aplicar os preceitos empresariais capitalistas, devido aos objetivos que são almejados.

Particularidades educacionais

Os aspectos como à história de vida (individualidade) de cada pessoa trás enormes divergências, tornando o ensino e a aprendizagem um tanto complicada. Assim quem gere a instituição deve aceitar e respeitar as peculiaridades e intenções ideológicas da ação docente, buscando a coletividade.
Uma gestão que se pretenda e se pronuncie democrática terá como atribuição uma consideração recíproca com o próximo, responsabilidade igualitária e a edificação de um envolvimento dos diversos profissionais da instituição. Se configurando como um legítimo modo de se realizar o trabalho docente.

Profissionais independentes

A gestão democrática se caracteriza no entendimento consciente quanto ao fato de que os docentes são profissionais independentes (autônomos), aptos a raciocinar e decidir sobre seus próprios afazeres. Tal fato, só faz crescer a carga de suas responsabilidades no tocante aos projetos pedagógicos desenvolvidos e decisões tomadas no seu dia-a-dia.
O caminho a se seguir precisa ser o democrático. Já que a atuação escolar se constitui em ações educativas que almejam a formação concreta de pessoas transformadoras e independentes.

A legalidade

É estabelecido por lei (Constituição Federal) que a gestão democrática pode ser determinada pela própria instituição de ensino, segundo suas peculiaridades. Porém, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) devem ser considerados a contribuição participativa dos vários trabalhadores da educação na formação e organização do Projeto Pedagógico, juntamente com a participação de toda a comunidade através dos conselhos.
Uma gestão democrática só se concretizará com a participação dos vários segmentos da comunidade se envolvendo. Será preciso que todos (discentes, docentes, gestores e administrativos) compreendam e tenham atitudes de acordo com o ideário de valores democráticos.
Há que se pensar em compartilhar as responsabilidades das estratégias e decisões adotadas.

Estratégias para um maior envolvimento

A gestão democrática ainda está em construção nas instituições e organizar ocasiões para concretizar a participação de docentes e agentes na elaboração dos projetos que envolvem a instituição se torna importantíssimo para começar uma gestão democrática. Estabelecendo encontros freqüentes para que gestão e docentes discutam e definam sobre questões relevantes para a instituição, e também manter informada (pela internet, murais, etc.) toda a comunidade acadêmica. Isso possibilitará maior envolvimento em todas as ações.
Outras atuações fundamentais são os conselhos da escola e o grêmio que podem cooperar expressivamente nas decisões e práticas (pedagógicas, de finanças e de administração) educacionais. Em especial os recursos financeiros, já que se torna vital utilizá-lo racionalmente, considerando as reais necessidades do alunado.
A eleição da administração das instituições é outro ganho para ocasionar uma veracidade e autenticidade da gestão democrática.

Momento atual

Quanto mais o tempo passa mais importante se torna a inclusão de todos os membros da instituição. As instituições de ensino estão passando por circunstâncias das mais diversas e complexas hoje em dia, por influência social, do mercado trabalhista, de reformas curriculares e muitas outras, que seguramente só conseguirão ser superadas através de uma gestão verdadeiramente democrático-participativa.

Conclusões

Neste estudo concluímos que para se buscar a concretização de uma gestão democrático-participativa nas instituições de ensino será importante: Um olhar para os Indicadores de Qualidade na Educação; Respeitar a independência e/ou autonomia docente; Promover debate habitual e/ou assíduo através de encontros e/ou reuniões entre gestão e docentes; Ascensão da participação dos conselhos e grêmio escolar; E, também promover eleições no âmbito administrativo das instituições de ensino.


Bibliográficas


GRANDES TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL. (Base de dados na internet). Disponível em: http://tvbrasil.org.br//fotos/salto//series/121713Grandestemas.pdf. Acesso em: 10-05-11.

HAMZE, Amélia. Gestão democrática. (Base de dados na internet). Disponível em: http://educador.brasilescola.com///gestao-educacional/gestao-democratica.htm. Acesso em: 15-04-11.

INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. (Base de dados na internet). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sebbb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf. Acesso em: 06-04-11.

Autor: Dailton Sidnei Pichinin
Professor Pesquisador Científico.
São José do Rio Preto SP
consultoriadetcc@gmail.com;
paraisomonografias@gmail.com

Atuando como docente diretamente em Instituições de ensino públicas e privadas desde o ano de 1997, a partir de 2011 atuando enquanto Professor Pesquisador Científico, ministrante e elaborador de cursos (disponíveis online), possuindo múltiplas obras publicadas na área educacional.

Dentre os principais trabalhos de sua criação e autoria estão o desenvolvimento de metodologias didático-metodológicas pioneiras e inovadoras de suma e fundamental importância para o campo educacional (como, a “Pedagogia da Cultura Corporal Lúdica” e a “Pedagogia de Dinâmicas de Grupo para Sala de Aula”) e, consequentemente, para a sociedade como um todo, além de atuar com produção de conhecimentos acadêmico-científicos, consultoria e orientação em trabalhos monográficos e dissertativos (Áreas de Humanas, Exatas e Biológicas), além de Perito Grafotécnico, Investigador de Usucapião e Avaliador de Móveis.

Site e contato em:
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