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ARTIGO

Pedagogia do Esporte Coletivo.

Uma das maiores dificuldades contemporâneas quanto ao esporte coletivo, diz respeito fundamentalmente ao trabalho didático-pedagógico, especialmente quanto ao público com idades correspondentes ao do Ensino Básico.
Para tentar se não sanar, mas, com certeza minimizar essa e muitas outras problemáticas, desenvolvemos o método da “Pedagogia do Esporte Coletivo”.
Método este que se encontra subdividido em uma coleção (Pedagogia do Esporte Coletivo) de quatro (4) volumes, englobando dentre os esportes aqueles efetivamente coletivos e popularmente mais praticados e conhecidos no Brasil, seja na esfera do ensino, do entretenimento e/ou até mesmo do alto rendimento:
Pedagogia do Esporte Coletivo: Handebol;
Pedagogia do Esporte Coletivo: Voleibol;
Pedagogia do Esporte Coletivo: Basquetebol;
Pedagogia do Esporte Coletivo: Futebol.
Procurou-se propor atividades didático-pedagógicas focadas no jogo, no lúdico e na realização das mesmas sempre com o máximo possível de sucesso. Aliás, esta é uma característica marcante em todos os nossos trabalhos.
O foco no lúdico e no sucesso agrega muito mais as pessoas na realização das atividades propostas. Portanto, na “Pedagogia do Esporte Coletivo”, a situação de jogo passa a ser o principal meio utilizado na promoção de determinado esporte em questão para todos.
Ou seja, promove-se o tão comentado e desejado ESPORTE PARA TODOS, já que, possibilita efetivamente uma prática e/ou aprendizagem inclusiva, além de muito mais criativa, prazerosa e eficaz. Por conseguinte, torna a realização da atividade proposta um verdadeiro espaço de exercício social muito mais significativo.
Vale observar que o esporte possui regras próprias e inflexíveis e/ou inalteráveis, enquanto que o jogo possui regras que podem ser flexíveis e/ou adaptáveis, evitando-se assim, um fazer meramente técnico-repetitivo e, este pode prejudicar a coordenação autônoma do participante
Nessa concepção de projeto, os jogos foram propostos em ação ordenada no seu planejamento, dispostos e distribuídos em meio à subtemas conceitual, procedimental e atitudinal, de maneira que obedeçam a certo aumento de complexidade em meio a um jogo e outro.
Ou seja, o planejamento e tratamento das atividades do método da “Pedagogia do esporte coletivo” em questão, expõe um procedimento didático-pedagógico estrategicamente trabalhado no aspecto educativo em ciclos contínuos e forma progressiva de dificuldade crescente, isto é, do simples ao mais complexo, para assim, serem aplicados e explorados pelo profissional em meio à SUBTEMAS específicos de teor conceitual, procedimental e atitudinal.
Tais SUBTEMAS, se propõem a deixar muito claro qual é o centro de aprendizagem (conhecimento) que pode ser alcançado em cada um dos jogos, possibilitando ao profissional focalizar suas ações no sentido de direcionar e aproximar o participante até determinado ponto almejado. Deste modo, certamente o trabalho didático-pedagógico ganha sobremaneira no que se refere ao aspecto educativo.
Vale observar e ressaltar também que este nosso trabalho é pioneiro e inovador (aliás, esta é uma marca em todos os nossos trabalhos) e, surge para realmente atender a uma verdadeira pressão contemporânea para avanços no plano didático-pedagógico e educativo dos esportes em questão e, ao mesmo tempo do ESPORTE COLETIVO, uma vez que as atividades estão com a “aplicação recomendada” especificamente para determinados esportes. No entanto, a concepção didático-pedagógica desta proposta, sem dúvida alguma, pode ser explorado e aplicado em outros esportes coletivos, bem como, para os mais diferentes fins (educativo e/ou recreativo) e/ou clientelas (idades e/ou nível de desenvolvimento/aprendizado).

Autor: Dailton Sidnei Pichinin
Professor Pesquisador Científico.
São José do Rio Preto SP
consultoriadetcc@gmail.com

Atuando como docente diretamente em Instituições de ensino públicas e privadas desde o ano de 1997, a partir de 2011 atuando enquanto Professor Pesquisador Científico, ministrante e elaborador de cursos (disponíveis online), possuindo múltiplas obras publicadas na área educacional.

Dentre os principais trabalhos de sua criação e autoria estão o desenvolvimento de metodologias didático-metodológicas pioneiras e inovadoras de suma e fundamental importância para o campo educacional (como, a “Pedagogia da Cultura Corporal Lúdica” e a “Pedagogia de Dinâmicas de Grupo para Sala de Aula”) e, consequentemente, para a sociedade como um todo, além de atuar com produção de conhecimentos acadêmico-científicos, consultoria e orientação em trabalhos monográficos e dissertativos (Áreas de Humanas, Exatas e Biológicas), além de Perito Grafotécnico, Investigador de Usucapião e Avaliador de Móveis.

Site e contato em:
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