Estejam convidados a conhecer e adquirir as obras mais importantes que existem em meio a teoria acadêmico-científica moderna, obras de valor verdadeiramente incalculável para a sociedade humana nestes novos tempos contemporâneos!!











ARTIGO

Livros Paradidáticos para o professor de Educação Física Escolar.

Muitas disciplinas na escola ainda não possuem livros paradidáticos (Educação Física Escolar, Artes, Ensino Religioso, e muitas outras). No entanto, considera-se o desenvolvimento de livros paradidáticos de suma e fundamental importância para toda e qualquer disciplina escolar, uma vez que, por meio deste pode-se minimizar sobremaneira a subjetividade de um grupo, já que, norteia o ensino acadêmico-científico comum e unânime quanto ao que está sendo trabalhado em meio a uma realidade e outra. “O livro paradidático dismarginaliza uma disciplina na escola” (PICHININ, 2011).
“Em muitos lugares a Educação Física Escolar ainda é uma disciplina curricular extremamente desvalorizada e, dentre os vários motivos dessa desvalorização, sem dúvida alguma, que vem a ser a falta de autores que escrevam uma referência didático-pedagógica para o docente ter como proposta de trabalho no seu dia-a-dia de sala de aula em meio a uma série e outra” (PICHININ, 2011).

Metodologia

Deste modo, com base em conhecimentos específicos da área de Educação Física (Ciência do Movimento Humano), desenvolvemos um trabalhoi para serem aplicados pelo profissional docente durante todo ano escolar letivo, contemplando todas as séries do Ensino Básico, desde as Séries Iniciais, até as séries Intermediárias e Finais (Séries Iniciais, Ensino Fundamental II e Ensino Médio).
Para as Séries Iniciais, foram desenvolvidas aulas teórico-práticas, tendo em vista as mais diversas atividades e expressões da Cultura Corporal Lúdica, de forma crescente de dificuldade em meio a uma série e outra:
Curso dessa proposta na Modalidade à Distância: Educação Física Escolar nas Séries Iniciais:
Endereço de página de matrícula: Em construção.
Livros e ebooks disponível também no MERCADO LIVRE:
https://dailtonsidneipichinin.mercadoshops.com.br/nossos-produtos

Para as séries Intermediárias e Finais (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) seguimos o entendimento do juízo científico das Oficinas Tematizadoras, como fazem certas Instituições (Secretarias de Educação, Colégios particulares e outros), evidenciando e corroborando com a veridicidade do uso deste desenho metodológico, fruto dessa concepção de projeto, onde os conteúdos são tratados em ciclos sucessivos de aulas:
Curso dessa proposta na Modalidade à Distância: Educação Física Escolar nas Séries Intermediárias e Finais:
Endereço da página de matrícula: Em construção.

Resultados

Para a grande maioria dos profissionais docentes (público para as referidas obras), no momento em que lhes é apresentado às ideias, estes nos demonstram uma alegria e contentamento instantâneo. “Parece que se abre a esperança, e ao mesmo tempo a expectativa de dias melhores no seu fazer objetivo profissional do âmbito de sala de aula” (PICHININ, 2011).

Conclusões

Pela condição de Educador e pesquisador (Professor Pesquisador Científico) que nos encontramos, nos sentimos comprometidos em auxiliar quanto a questões socioculturais e educativas, uma vez que, de forma alguma representam um problema apenas para alguns, mas, sim para um todo.
Através dessas obras, acredita-se como resultante, docentes muito mais felizes, eficazes e eficientes e, alunados bem mais preparados para as demandas que se mostrarem necessárias em suas vidas (com relação a conhecimentos e aptidões específicos da área da Ciência do Movimento Humano) enquanto cidadãos.

Recomendações

Quando no mercado, recomenda-se que estas obras sejam utilizadas por outros pesquisadores como referência, exemplo e modelo (para as séries Iniciais a “Pedagogia da Cultura Corporal Lúdica” e para as séries Intermediárias e Finais as “Oficinas tematizadoras”) para novos e/ou futuros projetos, visando assim, corroborar para divulgar, garantir a fortificação, consolidação e difusão de toda uma técnica didático-metodológica e, conseguintemente, beneficiar o desenvolvimento da própria área de Educação Física Escolar, colocando-a no lugar de destaque que merece, como já acontece com tantas outras disciplinas.

OBS. 1. “Precisa ser lembrado que todo e qualquer livro paradidático deve ser uma referência para uma proposta de trabalho, nunca uma tábua de lei a ser seguida à risca” (PICHININ).

OBS. 2. “Criamos mais uma coleção de livros didáticos que contemplam ludicamente e de uma mesma maneira a todas as disciplinas escolares!”: “Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para a Sala de Aula”! Estejam convidados a conhecer e usufruir de seus benefícios (PICHININ)!
https://www.canva.com/design/DAFCQ_isxC4/Xnc7DaPVes-s38jqkWRf2g/view?website#2


Autor: Dailton Sidnei Pichinin
Professor Pesquisador Científico.
São José do Rio Preto/SP
paraisomonografias@gmail.com

Atuando como docente diretamente em Instituições de ensino públicas e privadas desde o ano de 1997, a partir de 2011 atuando enquanto Professor Pesquisador Científico, ministrante e elaborador de cursos (disponíveis online), possuindo múltiplas obras publicadas na área educacional.

Dentre os principais trabalhos de sua criação e autoria estão o desenvolvimento de metodologias didático-metodológicas pioneiras e inovadoras de suma e fundamental importância para o campo educacional (como, a “Pedagogia da Cultura Corporal Lúdica” e a “Pedagogia de Dinâmicas de Grupo para Sala de Aula”) e, consequentemente, para a sociedade como um todo, além de atuar com produção de conhecimentos acadêmico-científicos, consultoria e orientação em trabalhos monográficos e dissertativos (Áreas de Humanas, Exatas e Biológicas), além de Perito Grafotécnico, Investigador de Usucapião e Avaliador de Móveis.

Site e contato em:
http://dailtonspichinin.loja2.com.br/;
https://paraisomonografias.loja2.com.br/;

WhatsApp:
https://wa.me/message/KJAVCSBUZ3VYM1